4.03.2013

The old Country without hope



Cai calma a manhã de quarta-feira, quando o silêncio rodopia na sala vazia amarrotando as folhas dos jornais rabiscados que me cansei de ler e folhear, página a página, saboreando cada palavra amarga que dita as piores condições para este pequeno país onde um dia tive esperança. Agora entendo o que diziam sobre ser adulto e como lamento ter perdido aquela ingenuidade de não entender tão cedo. Roubam-me os sonhos e os meus pequenos planos, aquelas notícias que há muito não são boas. Ainda alguém as lê? Provavelmente sim, os poucos que ainda acreditam em melhorias e oportunidades de poder começar a vida… E era só isso que eu sinceramente queria: uma oportunidade. Pouco me lembro da última vez que senti progresso na minha vida e entristecem-se os olhos e a alma ao pensar nas probabilidades tão baixas de vir a acontecer. O que vai ser da minha vida? Dou por mim a perguntar-me vezes e vezes sempre que desespero entre os anúncios a que não tenho resposta. Fecham-se portas mas não se abrem janelas e apenas a escuridão e a incerteza ficam. Não é por falta de tentar, de lutar e de me esforçar, é simplesmente porque infelizmente deixou de haver oportunidades neste país para aqueles que pretendem levar uma vida honesta.  Pergunto-me que possibilidades tenho, quais caminhos posso seguir ou traçar, mas sem oportunidades não há esperança nem há respostas e aqui não há mais espaço para crescer, para viver ou para sonhar neste pequeno país que em tempos fora grande. Vejo à minha volta os outros partirem, de malas às costas para além dos horizontes que nunca passei. Asfixia-me o peito de pensar deixar para trás aqueles que mais amo e por momentos corre reboliço dentro de mim aquele medo e aquele pânico, como se o mundo selvagem lá fora me fosse devorar.

108 comentários:

  1. Parabéns, que brilhante reflexão do estado desta nossa "casa". parece que o que resta é partirmos, largarmos tanto do que gostamos, somente, porque temos de sobreviver.
    Muito bom e este texto surtiu um grande significado em mim.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é verdade... E infelizmente decidi escrevê-lo por isso mesmo, por saber que há muitas pessoas jovens, que de algum modo não puderam ou quiseram seguir os estudos, ou mesmo já licenciadas a quererem trabalhar e a não lhe darem uma oportunidade. É triste.

      Eliminar
  2. Lindo texto!
    É bem verdade, ansiamos tanto crescer e quando isso entendemos que ser adulto nao tem assim tantas vantagens...ser criança era realmente bom, longe de todas as responsabilidades...
    Parabens :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Kátia, e sim é verdade. É extremamente nostálgico relembrar aqueles tempos em que até o lanche nos faziam e cá para nós, eram os melhores lanches! :-P

      Eliminar
  3. ahah sem duvida, que saudades :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Né, eheh. Ao menos fica a boa memória dos velhos tempos :)

      Eliminar
  4. magnifico texto. É verdade este pequeno país que outrora era um país maravilhoso, não só pelas suas paisagens e pela sua amena temperatura, mas também porque era um país onde se podia trabalhar e viver sem preocupações. Que bom ! hoje, as paisagens continuam a ser maravilhas a temperatura mudou um pouco mas não deixa de ser amena e o emprego ficou escasso e jovens e famílias partem pelo mundo fora em busca de uma vida melhor.

    ResponderEliminar
  5. mais um texto magnifico, como sempre!
    escreves mesmo bem , bem sabes a minha opinião!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh, obrigadinho fofinha. Mas não ias comentar só esta noite? :o

      Eliminar
  6. essa sensação é boa ou é má ? ahahahaha (:
    obrigada André *

    - sim ia mas tive um tempinho de manhã

    ResponderEliminar
  7. meu deus, como te entendo! Sinto o mesmo, por vezes e é realmente frustrante. Espero que consigas encontrar o teu rumo e não tenhas medo do mundo, pois é um mundo de oportunidades e terás sempre o teu lar à tua espera, à espera do teu regresso. Espero que tudo corra pelo melhor e que belas palavras, escreves mesmo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Margarida, muito obrigado. :)
      E sim, o que deixamos para trás fica sempre há nossa espera, a questão é ter coragem para o fazer em busca de oportunidades. E será que algum dia as coisas vão melhorar ao ponto de regressar?

      Eliminar
  8. Como sabes, sinto-me da mesma forma. Já não sou capaz de ter orgulho no nosso país, mesmo consciente das poucas coisas boas, que aos poucos vão desaparecendo também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te entendo querida A. :/ O problema é que sempre acreditei que ia ter a minha oportunidade aqui. Que quando se luta muito por algo se consegue... Só que não é assim, e agora vejo-me quase a ser forçado de deixar tudo o que amo.

      Eliminar
  9. Este país haver oportunidades está difícil :x
    Dizes que custa deixar os que mais amas, mas isso cada vez mais parece a única solução(:
    Adorei o texto !
    R: não faz mal, eu já entendi que este ano, o calor vai demorar a chegar. O frio parece que gostou de nós e não nos quer largar (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua visita Nat, e sim.. Tens razão, tenho de começar a ver isso. Tenho realmente medo que me aconteça como um amigo meu que está no desemprego há 3 anos e que manteve a esperança acabando por se afundar de tal modo que agora o pouco dinheiro que consegue ganhar em trabalhos online de tradução vão para o saldo de telemóvel e pouco mais. Ele bem queria partir também mas não tem sequer dinheiro para isso, porque quando teve oportunidade para tal preferiu ter esperança.

      Eliminar
  10. Lá está xD
    Mas não procuro vingança, nada disso! Só lamento o tempo que já perdi e os erros que cometi, mas também tenho noção que não os voltarei a cometer de novo.

    ResponderEliminar
  11. Peço desculpa pela minha ausência, mas foi completamente necessária, isto do ínicio das aulas cansa!

    ResponderEliminar
  12. é verdade :). gostei imenso do texto *-*

    ResponderEliminar
  13. ainda bem que é *.*
    - foi boa , eu gosto muito de passar assim tardes com elas (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem que te divertiste, eheh. Mas porque não tiveste aulas? É feriado e eu não me apercebi?

      Eliminar
  14. de nada :D , diz-me o teu nome que eu não sei :o **

    ResponderEliminar
  15. Prazer André , é interessante como alguns dos blogs de rapazes que tenho têm por nome "André" :o

    ResponderEliminar
  16. a escola fazia anos , e então só havia actividades não era obrigatório ir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As escolas comemoram os aniversários? desconfio que as que frequentei fizeram todas aniversários no verão ou então são daquelas que dizem que não gostam de festejar só para não pagar o cafézito à malta.

      Eliminar
  17. Respostas
    1. Obrigado desde já por me seguires. Fica à vontade! Irei já passar pelo teu. :)

      Eliminar
  18. Eu nao perco a esperança, sei que as coisas vao melhorar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :l Bem, ao menos que ainda alguém a tenha. Não te julgo por isso.

      Eliminar
  19. Yes, i know. Thanks :)

    ResponderEliminar
  20. pelo menos a minha já há dois anos que comemora,e ainda bem ahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aah que inveja! :O Só a mim é que nunca aconteciam coisas boas. Com um bocado de sorte não tinha aulas no dia do corta-mato mas tinha de ficar trancado dentro da sala a ver filmes sem piada nenhuma. Sabes aqueles que são para miudos de 10 anos, para não correr o risco de haver uma cena de sexo mais explicita, porque numa turma onde o rapaz mais novo tinha 17 anos, ninguém podia ver um seio do lado de fora. Credo né.
      Agora amiga, como foi o seu diazinho hoje? Entrou oficialmente de fim de semana?

      Eliminar
  21. R: De nada :) E obrigada por passares no meu. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. não é nada vulgar , por acaso até gosto muito desse nome :)

    ResponderEliminar
  23. esse assunto continua a ser tabo , :x
    estou oficialmente de fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é? Acho uma estupidez. Uma vez estava-mos a ver um filme e um dos actores disse ' Fodasse ' E a stora desligou porque era inadequado ao contexto de sala de aula, no entanto se o actor tivesse dito e tivessem legendado como ' Fogo ' ou ' Bolas ' teria sido extremamente educativo. Acho ridículo. Se fosse no 6º ano tudo bem, são putos iam logo começar a dizer uns com os outros, agora com 17 anos toda a gente diz fodasse, nem que seja mentalmente quando bate com as pernas nas portas da bancada da cozinha ou nas esquinas das coisas. ._.'
      Mas pronto, Bom fim de semana para ti Maffy :D

      Eliminar
  24. Não sei , é bem bonito o nome. Eu gosto por gostar não sei como explicar ahah xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hm, eu gosto do teu. É incomum. Gosto sempre de nomes incomuns, é bastante charmoso. ahah, tinha logo de me sair um dos nomes mais vulgares.

      Eliminar
  25. com os palavrões nem tanto mas é mais com cenas de relações sexuais os professores ficam muito escandalizados , pois tem receio da reacção dos alunos , como se eles nunca tivessem ouvido falar ou até mesmo outras coisas.
    além do mais eu sou da opinião que deveria haver essa disciplina desde o 9º ano pois é um assunto que tem muitos temas por onde tratar e deixaria de ser um assunto taboo , porque a nossa geração nesse assunto de mentalidade ainda é bastante criança *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indo por partes... Educação sexual parece-me uma disciplina muito bem pensada, porém quem a dá? Não há professores especializados no assunto digamos e meter por exemplo um professor de matemática a falar de sexo para a turma possivelmente é estranho, porque há pessoas com mais e outras com menos experiência, há possivelmente muitos adultos a não saber responder perguntas porque também não lhas responderam a eles. A questão é que nas escolas portuguesas é o que tende a acontecer é ser abordado o assunto por um Director de turma ou professor de ciências naturais, quando realmente deveria ser uma aula dada por um psicólogo, talvez até por um médico de família, porque não? Não podemos exigir que os nossos alunos encarem a disciplina com seriedade quando os próprios educadores não o fazem. Não é algo para ser dado por um qualquer. É algo para ser dado por quem sabe, por quem tem competências para o fazer, porque vejamos, hoje em dia a idade de perder a virgindade é cada vez mais cedo. Ao longo da minha vida conheci pessoas que a perderam aos doze e não estou a falar dos casos deprimentes da Secret Story. Estou a referir-me a pessoas normais. Muitas das raparigas fazem-no antes de serem menstruadas e o que isso origina? A sociedade jovem achar-se '' experiente '', que já fez e já sabe tudo, que não precisa de ouvir ou que é mesmo embaraçoso dizerem-lhe o que fazer, e depois, surgem as gravidezes na adolescência, surgem as doenças sexualmente transmissíveis, surgem os casos escandalosos de vídeos íntimos a circular, e surge todo um conjunto de situações facilmente controladas se deixasse de haver preconceito em falar.

      Eliminar
  26. oh , já foi mais invulgar que agora. Eu não acho nada charmoso haha . É lindo , deve de haver muitas pessoas que gostam :D. Bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  27. sim isso é verdade , mas não me parece que isso vá haver na nossa sociedade

    ResponderEliminar
  28. ora bem hoje estou por casa , amanhã vou passar o dia com o meu homem e vou ver o jogo do vitória ao estádio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a casa toda para limpar e não me apetece nada. A minha mãe foi para a serra da estrela e eu optei por ficar cá, na esperança de ter um fim de semana relaxante no silêncio, em que poderia andar sem roupa interior à vontade pela casa e do nada acordo com tudo virado de pernas para o ar. Deixou a casa de banho toda desarrumada, roupa espalhada desde a sala até ao quarto. Está o caos. Detesto desarrumações.

      Eliminar
  29. acredito ahaha , eu arrumei ontem , hoje é só relaxar

    ResponderEliminar
  30. até ajudava com todo o gosto mas não me parece que seja possível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, :/ eu arrumava o meu quarto, tu limpavas a casa de banho.

      Eliminar
  31. ai adoro , adoro , adoro a forma como escreves e digo isto mil vezes *-*

    ResponderEliminar
  32. Nunca mais obtive nada teu, bem ... como andas?

    Um beijinho cheio de abraços,
    Pensando com Arte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. :) Está tudo bem por aqui obrigado, e contigo?
      Desculpa mas passei algumas vezes pelo teu blog e não tinhas postado nada, pensei que teria tirado um tempinho :)

      Eliminar
  33. de nada , tem tanto charme quanto o teu :D.

    ResponderEliminar
  34. Maravilha de texto...
    Me vi em alguns trechos.
    E gostei da música também (:

    Beijos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, volte sempre que desejar :)
      Um beijo.

      Eliminar
  35. Muito de sombras . Fotogenico? eu? nem por isso xD

    ResponderEliminar
  36. Acho que agora mais que nunca estou a ir bem :) e tu? :)

    ResponderEliminar
  37. ahah mas não sou , felizmente , normalmente as minhas fotos não ficam assim tão bem xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tiro umas 200 fotos às vezes e só aproveito uma. ahah. Sou muito mesquinho comigo mesmo. :x

      Eliminar
  38. ahahah normal , eu não chego a tirar tantas , mas muitas vezes tiro 10 e depois apago todas porque não gostei de nenhuma xD. Não devias ser tão mesquinho, todos somos belos nem que seja num brilho no canto do olho :D , essa foto que tens de perfil do blogger, se é tua , ficou muito bem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é minha... Neste dia tirei umas trinta, sem exagero. Salvei umas cinco no final. :) Obrigado pelo elogio da foto, apesar de não estar nada de especial.

      Eliminar
  39. Já foi bom salvares 5 :D . Esta diferente e eu gosto de como ficou o resultado :D

    ResponderEliminar
  40. Desde já, obrigada por seguires e por achares os meus textos fantásticos, é sempre bom ler uma opinião assim :)
    e quanto a este post, neste momento sinto o mesmo que tu, e tenho muita pena que os erros dos outros estrague o futuro de todos nós :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nisso estás certa. Os erros dos outros estragam o futuro de todos nós... :/

      Eliminar
  41. mas nunca desistir dos nossos sonhos tem de ser um objectivo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, mas às vezes há que ter maturidade e por sonhos de lado. Não posso esperar que me caia um emprego de sonho do ar, quando nem dos anúncios de limpezas de casas de banho me contactam.

      Eliminar
  42. não sei responder a essa pergunta, só sei que nunca devemos desistir, embora o que já passou não volte mais, mas deva servir de exemplo para o futuro... esperança. as coisas não vão terminar mal, eu acredito que não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens a tua razão, sabes? Esperemos que sim, pelo bem de todos. Obrigado por partilhares os teus pensamentos e opiniões.

      Eliminar
  43. Obrigada, acho Itália um país incrível.

    ResponderEliminar
  44. ainda bem que gostaste :D. tu tambem escreves muitissimo bem *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, não acho que escrevo nada de especial mas obrigado :)

      Eliminar
  45. R: Isso pergunta-se? Vou já fazer as malas :D

    ResponderEliminar
  46. Pensa sempre que TUDO se resolve :)

    ResponderEliminar
  47. eu acho , gosto sempre muito de ler-te :D

    ResponderEliminar
  48. R: Sim, parece-me bem. Só tens que me avisar quando vamos ahah :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem te querer prejudicar as aulas, estás disponível para quando?

      Eliminar
  49. O mais difícil é saber que os caminhos devem ser traçados por nós. Porque temos medo do resultado e do que encontraremos pelo caminho. Mas há sempre que caminhar. De malas às costas, com as recordações e lições nos bolsos e um sorriso esperançoso na cara. Caminha. Por ai, por ali. E poderás, na maior parte das vezes, voltar :)
    Já tinha saudades de passar por aqui.

    ResponderEliminar
  50. oh ainda bem que gostas , assim me verás muito por aqui :D

    ResponderEliminar